Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/ Diário)
Antenas de bloqueadores de celular instaladas na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) foram danificadas por disparos de arma de fogo na madrugada de terça-feira (2). Os equipamentos foram instalados para impedir a comunicação de presos com pessoas de fora do sistema prisional.
De acordo com o registro da ocorrência, por volta da 0h30min, policiais penais de plantão ouviram cerca de dez disparos em rajada, vindos da parte externa aos fundos da penitenciária. Logo após os tiros, presos da Galeria A do Módulo de Vivência 1 e da Galeria C do Módulo de Vivência 2 começaram a gritar e a bater nas portas das celas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na manhã de terça, uma equipe formada por policiais penais realizou a verificação da área. Durante a inspeção, foram constatadas diversas perfurações nas antenas e no poste da torre dos bloqueadores de celular, localizada em uma área central nos fundos do complexo prisional, entre os módulos 1 e 2.
Ainda segundo a ocorrência, uma ronda foi feita na parte externa do perímetro da Pesm, mas não foram encontrados cartuchos ou estojos das munições utilizadas no ataque. O caso foi registrado como dano ao patrimônio.
Os bloqueadores de celular da penitenciária foram anunciados em 21 de outubro de 2024, em Santa Maria, pelo governador Eduardo Leite. Na época, a medida foi apresentada como resposta à onda de assassinatos na cidade, muitos deles ordenados de dentro do sistema prisional.